top of page
medical-banner-with-doctor-patient_edited_edited_edited.png
Buscar
Foto do escritorSomar Medicina e Odonto

Automedicação é um perigo para a saúde bucal


Todos conhecemos, ou até mesmo somos, aqueles que montam uma farmácia particular em casa com uma variedade de remédios para dores musculares, dores de cabeça, coriza, febre, indigestão, entre outros sintomas que podem nos acometer no dia-a-dia. Mas, não atentamos para o fato de que a automedicação pode se tornar um problema sério quando vira rotina.

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), mostram que os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações em seres humanos e o segundo lugar nos registros de mortes por intoxicação. O Sistema também aponta que apenas 50% dos pacientes, em média, tomam seus remédios corretamente, ou seja, cumprem a duração e intervalo de uso de medicamentos estipulados por profissionais da saúde.

Além de mascarar sintomas recorrentes que podem indicar alguma doença grave, o uso de medicamentos autoprescritos pode ser nocivo para a saúde bucal. A automedicação para tratar uma infecção na região da boca pode resultar em graves consequências para a saúde geral.

Não só a população, mas os próprios profissionais da saúde devem estar atentos ao receitar antimicrobianos. Cirurgiões-dentistas e médicos devem seguir as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconselha a indicação de medicamentos que ofereçam o máximo de efeito terapêutico com o mínimo de toxicidade e de potencial de desenvolvimento de resistência microbiana.


Leia mais informações sobre a Somar Medicina e Odontologia Integradas, acesse www.saudesomar.com.br e compartilhe #saudesomar_arraialdajuda #arraialdajuda #portoseguro #arraialdajuda_bahia

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logotipo saude somar 02.png
bottom of page